Desculpe, não encontrado o conteúdo relacionado.

Hérnia de disco | Dr.Daniel Botelho

TIPOS DE HÉRNIA DE DISCO

Protrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.
Extrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.
Sequestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.

SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO

Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão discal, podendo estas dores serem irradiadas para outras partes do corpo.
Quando a hérnia é na coluna cervical as dores se irradiam para os braços, mãos e dedos. Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamentos e dormência nos membros.
Nos casos mais graves, pode haver perda de força nas pernas e incontinência urinária.

osteopatia

DIAGNÓSTICO E EXAME

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.

TRATAMENTO PARA HÉRNIA DE DISCO

O paciente é submetido à uma avaliação cinética-funcional. A partir da história clínica e física obtida, classifica-se o caso em grupos que determinam as condutas prioritárias.

O tratamento tem como fundamentação agir na causa da dor, que é a compressão nervosa pela degeneração do disco intervertebral. Consegue-se boas respostas em reidratação do mesmo pela tração computadorizada e pela flexo-descompressão (macas especiais).

Associado à isso, também utiliza-se várias outras técnicas e condutas de manipulação vertebral e terapias manuais no intuito de melhorar a mobilidade da coluna.

O paciente também será assistido no processo de Estabilização Vertebral, que consiste em exercícios de ativação e fortalecimento da musculatura interna da coluna (postural).

osteopatia